sexta-feira, 13 de maio de 2011

Uso de redes sociais no trabalho reduz a produtividade?

É como em tudo, depende de quem estiver a utilizar as redes sociais e com que finalidade.
É permitido estacionar em cima do passeio? Não, mas muita gente estaciona porque acha que não irá ser multado. Apesar de ser ilegal a repercurssão de tal acto irá desaguar numa coíma e possivelmente numa inibição de conduzir por um determinado período, o que para alguns não será grave! Isto será na pior das hipóteses, pois como todos sabemos, na maioria das vezes saímos ilesos de um estacionamemto ilegal.
Nesta analogia que pretendo fazer com as redes sociais é a de saber qual a sanção do mau uso das mesmas, pois em relação à produtividade é óbvio, que se utilizar as redes sociais unicamente com fins laborais ou seja como uma ferramenta para agilizar uma série de obrigações inerentes ao seu trabalho trará consigo mais produtividade.Em oposição com quem utiliza as redes sociais no local de trabalho para os fins sociais das suas próprias vidas, pois estes aproveitam as facilidades de acesso à net e no periodo em que estão a navegar nas redes não estão obviamente a produzir para a sua entidade patronal.
Quem controla estas actividades nas empresas?
Quais as consequências?
Quem controla o acesso dos funcionários ás redes socias?

Na minha opinião quem gosta de arranjar que fazer no trabalho para preencher o seu tempo de expediente irá ter sempre coisas para fazer, por isso acho que estas novas redes sociais têm um potencial enorme para se transformarem rapidamente num dos mais importantes veículos de transmissão de informações benéficas de forma a aumentar a produtividade nas mais diversas áreas.

http://blogdoronaldo.wordpress.com/2010/03/31/uso-de-redes-sociais-no-trabalho-reduz-produtividade-ii/


1 comentário:

  1. Não sei se efectivamente serão mordaças nos trabalhadores... falo por experiência própria pois já dei comigo ( e sou "entidade patronal" de mim próprio) a dispender mais tempo nas redes sociais do que aquilo que devia ou seria necessário, tendo prejudicado outras actividades que tinha em mãos. Parece-me que se houver alguma auto-disciplina por parte de quem frequenta as redes sociais enquanto trabalha e bom senso por parte da entidade patronal poderá ser salutar a sua utilização. De qualquer modo, não poderei censurar uma entidade patronal que determine o "não uso" da redes sociais para fins pessoais durante o horário de trabalho... Acho que seria mordaça sim, se eventualmente a entidade patronal tentar de algum modo aceder e controlar conteudos...

    ResponderEliminar